Skip to main content

Como melhoramos em 10X o marketing digital e o atendimento de leads de uma tradicional indústria com Vídeomarketing e IA

CASE DE SUCESSO

Fumil (Panela Mineira®)

Muito tradicional no mercado brasileiro, desde 1970 a Fumil sempre foi sinônimo de qualidade e inovação em utensílios de ferro fundido. Descubra como levamos a estratégia digital da sua linha de produtos Panela Mineira® a novos patamares de resultados ainda nos primeiros 60 dias do projeto através de nossas metodologias proprietárias Aceleração de Estratégia Digital® e Vídeomarketing 10X®

54+

Anos de Tradição

10x

Melhora de Eficiência no Atendimento e na Geração de Leads Qualificados

Confira algumas imagens da renomada linha de produtos da Fumil:

O INÍCIO DO PROJETO

O Desafio

A Fumil precisava inovar para expandir sua base de clientes B2B (principalmente revendedores), aumentar vendas e melhorar a eficiência no seu atendimento, transformando interações em oportunidades de negócio sem comprometer a qualidade e tradição da Panela Mineira®.

Inovação Estratégica 

Inovação Estratégica 

Inovação Estratégica 

Inovação Estratégica 

Inovação Estratégica 

Planejamento Estratégico de Marketing Digital e Copywriting
Vídeomarketing de Performance
Social Media com Foco em Vendas
Campanhas de Tráfego Pago Otimizadas
Automação de Chatbots com IA
Webdesign e Criação de Landing Page

Para ajudar o cliente, nossa equipe trabalhou na implementação de um conjunto de algumas das melhores estratégias disponíveis hoje no mercado. Além do planejamento, foram executadas na práticas todas as ações e a criação dos ativos necessários, sempre trabalhando com alta proximidade com o cliente durante todo o processo.

Antes de tudo, começamos com uma análise e planejamento estratégico aprofundado, permitindo que entendêssemos o negócio do cliente, seu mercado, concorrência e os ativos de marketing que o mesmo já possuía. Com isso, foi possível montar um plano de ação personalizado, permitindo economia de tempo, assertividade e melhores resultados em todas as etapas.

Além das estratégias em si, um componente vital em um projeto como esse é o alinhamento entre a parte estratégica e um trabalho primoroso de gestão de pessoas e de projetos, permitindo que uma equipe com mais de 15 profissionais de marketing trabalhem juntos da forma mais eficiente possível em prol dos objetivos do cliente.

Planejamento Estratégico de Marketing Digital

Durante a etapa de planejamento estratégico de marketing digital, diversas ações específicas são feitas, garantindo que as estratégias a serem executas sejam assertivas e trabalhem de forma unificada. Através do nosso processo otimizado, todas essas etapas inicias podem ser concluídas em pouco mais de uma semana.

  • Briefing, Acessos e Reuniões Iniciais
  • Configuração do Painel de Estratégia Digital®
  • Mapeamento dos Produtos, Serviços e Diferenciais da Empresa
  • Público Alvo e o Mapeamento de suas Objeções e Dores
  • Pesquisa e criação dos ICPs (Perfis de Cliente Ideal)
  • Pesquisa de Concorrência
  • Identidade Visual do Projeto e elaboração do Brand Board
  • Definição das Metas e Objetivos

Num diferencial único de nossa metodologia proprietária, todo esse material desenvolvido durante a fase de planejamento fica disponível num painel unificado online exclusivo desse cliente que chamamos de Painel de Estratégia Digital®, permitindo que toda a equipe envolvida acompanhe os resultados, os materiais já produzidos e tenha acesso rápido a essas informações cruciais para realizar suas entregas individuais com máxima assertividade.

Mapeamento do Funil de Marketing Digital

Através do mapeamento do funil de marketing digital definimos de forma visual a estratégia geral do projeto, com os próximos passos sendo a criação dos ativos que vão permitir que essa “máquina de vendas” funcione na prática.

Atração

Através de uma combinação envolvendo campanhas de tráfego pago nas principais redes e também uma presença orgânica no instagram conseguíriamos atrair um grande volume de potenciais clientes.

Anúncios e criativos visuais

O coração dessa estratégia seriam os vídeos marketing e os reels com alto poder de capturar a atenção, mas em complemento a eles desenvolveríamos também criativos estáticos com alta qualidade.

Landing Page

A landing page que iriamos desenvolver também seria uma peça central dessa estratégia, filtrando e aquecendo ainda mais o público, e se tornando um grande “hub” que receberia o tráfego dos diversos canais e também receberia um vídeo específico dela. Além disso, essa landing page teria um chatbot com AI exclusivo

Chatbot com IA

Outro elemento crucial desse funil seria o chatbot de atendimento e qualificação de leads com IA, que seria capaz de responder de forma humanizada as principais dúvidas dos potenciais clientes incluindo compreensão de audios, direcionando para o time da Fumil apenas os leads com real potencial de compra.

Social Media

A Fumil já tinha uma boa presença no Instagram antes de iniciarmos o projeto, mas faltava uma abordagem mais estratégica em relação aos posts, com criativos realmente pensados para maximizar os resultados, além de melhorias em relação ao design. Paralelamente, iniciamos um trabalho no YouTube para ampliar ainda mais a presença digital do cliente nessa que é a segunda maior rede social do Brasil. No Social Media, alguns dos pontos trabalhados foram:

  • Criação de conteúdo relevante e atrativo
  • Postagens regulares e consistentes
  • Visual consistente e profissional
  • Análise de dados e adaptação contínua
  • Otimização para descoberta e atração orgânica

Landing Page

Atuando como um “hub” que receberia tráfego de diferentes campanhas, essa landing page criada com o foco no público de revendedores tinha o objetivo claro de mostrar todos os diferenciais da linha de produtos Panela Mineira® e transformar esse interesse em contatos de venda potenciais que seriam atendidos pelo time de vendas da Fumil. Um diferencial aqui foi o uso de um chatbot com inteligência artificial, para conversar de forma humanizada com o público alvo e separar o público final dos contatos com real potencial de serem revendedores para a Fumil.

  • Design profissional
  • Vídeo
  • Copywriting persuasivo
  • Chamada para ação clara
  • Chatbot integrado
  • Responsivo a diferentes tamanhos de tela

Abaixo em detalhe alguns dos criativos de Social Media criados:

Videomarketing

Os vídeos são peça central na estratégia que desenvolvemos para esse cliente, e para o primeiro vídeo deles optamos por um no estilo Quadro Branco que é um dos melhores em relação a resultados, em grande parte por causa do seu estilo único, utilizando ilustrações exclusivas para capturar a atenção do público e criar uma conexão emocional, ao mesmo tempo em que consegue transmitir com clareza a mensagem pensada no roteiro do vídeo.

Para um vídeo funcionar na campanha, é necessária uma série de fatores, e todos foram trabalhados pela nossa equipe para que fosse possível atingir o resultado desse projeto:

  • Roteiro persuasivo e objetivo
  • Clareza do objetivo e do público
  • Alinhamento com as campanhas de tráfego
  • Duração e formato de vídeo ideais
  • Alto nível estético
  • Narração e trilha sonora
  • Plano de divulgação

Automação de Chatbots com IA

Um dos pontos chaves desse projeto foi a implementação de um chatbot com inteligência artificial multicanal, atuando tanto no Whatsapp, quanto direct do Instagram e numa versão web integrada na Landing Page, desempenhando um papel essencial na estratégia digital da Fumil:

  • Atendimento Humanizado: Responde de forma humanizada às dúvidas dos clientes, incluindo áudios.
  • Qualificação de Leads: Identifica e direciona automaticamente os leads qualificados para o CRM do cliente para serem atendidos por sua equipe de vendas.
  • Disponibilidade 24/7: Garante atendimento contínuo, mesmo fora do horário comercial.
  • Eficiência Operacional: Automatiza respostas a perguntas frequentes, economizando milhares de horas do time do cliente.
  • Integração com Campanhas: Alinhado com campanhas de tráfego pago e social media, ele permite um atendimento inicial muito rápido, transformando esse interesse inicial das pessoas que vieram através das campanhas em leads qualificados.

O cliente:

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho do time da VFX, e sabemos que esse é só o começo de uma parceria duradoura!”

Os resultados:

Através do conjunto de estratégias e da metodologia que mostramos, conseguimos em pouco tempo ajudar a Fumil com toda sua estratégia de marketing de atração.

Além da melhora em toda a presença digital da empresa, com uma presença mais eficaz nas principais redes sociais, campanhas de tráfego pago otimizadas garantindo que os vídeos e criativos estáticos cheguem no público alvo, implementamos uma landing page de alto nível para aquecer o público alvo e uma chatbot que reduziu de várias horas para que todos as solicitações fossem atendidas para menos de 3 segundos de resposta, ao mesmo tempo economizando tempo do time do cliente e com um impacto muito positivo na conversão desses leads em vendas.

414

leads qualificados gerados através das campanhas de tráfego pago nos últimos 30 dias

114

Melhora no tempo de atendimento

127319

pessoas alcançadas através da campanhas nos últimos 30 dias
plugins premium WordPress